segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

AS FACES da VERDADE

Aprendi, ao longo do tempo, que a VERDADE tem ao menos 3 faces.
Face 1 – é a verdade vista por um dos lados do fato.
Face 2 – é a verdade vista pelo outro lado do fato.
Face 3 – é a verdade ABSOLUTA ou verdade VERDADEIRA.
O ser humano é um elemento da natureza caracterizado como se distinguindo dos outros animais por possuir inteligência, emoções, entre tantas outras características.
Como tal, acumulou ao longo de toda sua existência, competências para organizar o que chamamos de sociedade.
Dentro da organização da sociedade foram estabelecidos inúmeros conceitos, definições, premissas, padrões morais, etc.
Trazendo isto tudo para a realidade, tomamos conhecimento na semana passada do relatório apresentado pela “Comissão da Verdade”.
Considerando que há uma Lei relacionada com o fato, vigente há 30 anos , a constituição dessa Comissão já teve uma conotação de “tribunal paralelo”.
Esses 30 anos decorridos sinalizaram que os maiores privilegiados com a Lei foram os elementos da Face 2 da verdade.
Os componentes dessa Comissão são pessoas caracterizadas pela “notoriedade” em suas vidas profissionais.
No entanto, todo o seu trabalho foi desenvolvido sob o prisma da face 2 da verdade, tendo em vista que receberam orientação neste sentido.

Consequentemente, suas conclusões ficam restritas a apenas uma das faces da verdade.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha?

Em plena Semana Nacional da Conciliação, acompanhamos as manifestações das autoridades oficiais e da comunidade que tem relação direta com os temas Conciliação, Mediação, Arbitragem e Poder Judiciário.
Sabemos que:

  • nos primórdios, as formas que se usavam para estabelecer o "justo" tinham conotações que guardam semelhança com o que hoje denominamos Conciliação e Mediação;
  • ao longo dos tempos, as sociedades foram se organizando - inclusive sob a forma política - para o atendimento das inúmeras formas de demandas, que culminou com o que hoje denominamos Poder Judiciário;
  • também ao longo dos tempos, dentro da organização sócio-política, grupos com interesses semelhantes começaram a se estruturar em organizações para cuidar e defender seus próprios interesses.
Por tudo isso e muitos outros fatores, chegamos a um ponto de saturação nas diversas frentes da sociedade "organizada", onde observamos que:

  • a sociedade política denominada governo é, disparadamente, a detentora do maior número de ações judiciais, sendo o esforço para mudança restrito a uma minoria;
  • grupos de interesse procurando a todo custo defender, manter ou ampliar seu território, muitas vezes sob o manto de defender a sociedade;
Entendemos que o aprimoramento das instituições é uma via de duas mãos, ou seja, as políticas públicas transformadoras devem partir tanto dos poderes instalados como também da sociedade.

Assim, o incentivo ao uso dos Métodos Adequados de Solução de Conflitos deve ser fomentado pelas autoridades e aplaudido pela sociedade.
Aqueles que vislumbram essa política pública como imprópria aos seus interesses imediatos, devem repensar o assunto para enxergar as oportunidades futuras.

Afinal, quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha?


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O Resultado da Eleição Presidencial

Acabo de ver e ouvir em rede de TV que a reeleição da presidente significa que os eleitores aprovaram a política econômica e fiscal do atual governo.
Minha visão, assim como a maioria dos eleitores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, não é exatamente esta.
O que se viu nesta eleição foi a divisão do Brasil em 2 grandes regões geográficas. o Norte e Nordeste e o "resto".
As regões Norte e Nordeste "embolsando" benefícios e o "resto" "desembolsando" "de oficio".
Vejo algumas movimentações nas redes sociais que lembram:

  • o que ocorreu recentemente com a Escócia; 
  • lembram também o movimento de 1932 
  • e também o que ocorreu com um presidente que sofreu "impeachment".
Lembro-me também o que o penúltimo presidente militar fez em 1977 com a proporcionalidade dos deputados na Câmara Federal em relação aos eleitores de cada Estado da Federação.

É esse o Brasil que queremos?


domingo, 28 de setembro de 2014

FISCALIZE SUA SEÇÃO ELEITORAL - VEJA COMO!

Por se tratar de matéria extremamente interessante e de interesse daqueles que estão empenhados em ver uma mudança de rumo neste país, resolvi abraçar esta causa e compartilhar com todos vocês.

http://www.vocefiscal.org/vemproBU/
## O que é um Boletim de Urna? ##

O BU é o “saldo” que toda urna imprime no final da votação com o total de votos para cada candidato naquele aparelho.

1. Acabou a votação (17h), o Boletim de Urna deve ser afixado em local público (ex.: a porta da seção eleitoral). Aí começa nosso trabalho!

2. Com o aplicativo para celular que vamos lançar esta semana, o eleitor (você!) tira foto do Boletim de Urna e envia para o Você Fiscal.

3. Comparando os BUs enviados pelos eleitores com os publicados oficialmente pelo TSE, conseguimos detectar caso haja erro na transmissão dos dados ou fraude no trajeto da urna após a votação.

4. Com muitos BUs, é possível também estimar por amostragem um resultado independente e compará-lo com o oficial do TSE, sendo assim possível detectar erros ou fraudes no software que centraliza e soma os votos de todo o país. Quanto mais gente, mais preciso o resultado independente!

## Eu posso mesmo tirar foto do BU? Não é ilegal? ##

Pode sim, e não é ilegal, não. O artigo 82 da resolução 23399/2013 do TSE *exige* que uma cópia do BU seja afixado em local visível. Confira: http://www.tse.jus.br/arquivos/tre-sp-resolucao-tse-no-23399-2014-dispoe-sobre-os-atos-preparatorios-para-as-eleicoes-de-2014/view

sábado, 20 de setembro de 2014

O QUE TE FAZ FELIZ?

Quando se faz essa pergunta a uma criança a resposta é simples como sua inocência.
Quando a fazemos ao adulto, a resposta é diferente em relação à da criança, mas, na sua essência, também é simples.
No entanto, se arriscarmos uma segunda pergunta: - Só isso?
A resposta da criança praticamente não se altera em relação à primeira.
A resposta do adulto já passa pelo devaneio da ambição, invariavelmente pelas coisas materiais que um bom prêmio da Mega Sena proporciona o acesso.

E você, o que te faz feliz?

sábado, 2 de agosto de 2014

AJUDANDO A QUEM SEMPRE AJUDA - Veja abaixo

Estamos fazendo um movimento para que o Projeto de Lei Estadual 1005/2013 - SP, que já tramitou por todas as comissões internas da Assembléia Legislativa de SP, seja colocado em votação para aprovação naquela Casa.
Como o tema não conflita com ideologia política, sua aprovação pode ser muito rápida.
Trata-se da Lei que regulamenta a remuneração e jornada dos Mediadores e Conciliadores do Judiciário Paulista.
Esses profissionais, de formação multidisciplinar, se dedicam há mais de 10 anos a praticar a pacificação social no âmbito do Poder Judiciário sem qualquer tipo de remuneração, apenas usando seu lado humanitário, de solidariedade e voluntariedade.
O Conselho Nacional de Justiça, através da Resolução 125/2010, regulamentou os fundamentos da política pública de resolução de conflitos por meios alternativos e ou adequados ao uso do Poder Judiciário.
Dentre os fundamentos, foram uniformizados os requisitos para que a prática de Mediação e Conciliação fosse disseminada de forma padronizada para o Poder Judiciário de todo o País.
Também existe Projeto de Lei do Senado Federal já tramitando na Câmara que regulamenta o uso da Mediação/Conciliação como política pública de interesse nacional, inclusive para a solução de conflitos com o próprio poder público, responsável por 55% de todos os processos judiciais que tramitam no país.
Se você quer mais informação, especifique por comentário deste blog.
Se você quer aderir à nobre causa, assine a petição eletrônica acessando o link:
http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.avaaz.org%2Fpo%2Fpetition%2FPresidente_da_Assembleia_Legislativa_do_Estado_SP_Deputado_Samuel_Moreira_Aprovacao_do_Projeto_de_Lei_1005_de_2013%2F%3FlMAWNab%26pv%3D0&h=vAQGI4P2F 

quinta-feira, 24 de julho de 2014

INTERCÂMBIO DE PODER

As eleições gerais estão se aproximando e as diversas correntes políticas iniciam suas articulações objetivando galgar o Poder.
Começam as discussões acaloradas sobre a visão de cada um dos eleitores sobre os diversos temas que passam por todas as disciplinas que compõem a chamada ciência política.
Ainda que determinado tema seja distante de seu dia a dia, o eleitor quer manifestar sua opinião, ou seja, exercer seu direito à liberdade de expressão.
Esta postura é o que podemos chamar de um dos pilares da democracia.
Mas como pensam os políticos, aqueles que se investem no cargo de representantes do eleitor?
Estão comprometidos com seu programa político?
Seu programa político é compatível com o programa partidário?
O programa partidário é um projeto político para a Nação ou é um projeto político de Poder?
Para uma parcela da população esta reflexão toda é uma coisa muito "chata". No entanto, é o momento que o povo de cada nação pode e deve fazer o balanço dos pontos positivos e dos negativos sobre aqueles que estão no poder e manifestar sua opinião através de seu voto.
Independente da corrente política ideológica abraçada por você, eleitor, é nosso dever cívico ir às urnas e expressar nossa posição.
Para finalizar, dentro do princípio universal da diversificação ideológica, o Intercâmbio de Poder é fundamental para conhecermos quem abraça o projeto de Nação e quem abraça o projeto de Poder. 

sexta-feira, 20 de junho de 2014

ESPORTES DE COMPETIÇÃO - VITÓRIA E DERROTA

Antes mesmo do início dos jogos olímpicos na Grécia antiga, já haviam competições para ver quem obtinha a VITÓRIA e quem era o DERROTADO.
Qual a origem desse confronto em que um GANHA e outro PERDE?
Quais as contribuições POSITIVAS e NEGATIVAS produzidas por esse tipo de competição?
Como discernir que essas competições são momentos de LAZER ou são momentos de sensação de SUPERIORIDADE ao semelhante derrotado?
Que momento de lazer é esse, onde o seu semelhante sai perdendo?
Que sensação de superioridade é essa? Onde queremos chegar com a sensação de superioridade?
Há muitas outras perguntas a serem feitas. Vamos comentar com um único objetivo:
COMO RELACIONARMOS A ORIGEM DO CONCEITO "ESPORTES DE COMPETIÇÃO - VITÓRIA E DERROTA" COM AS DISPUTAS, CONFLITOS E CONTROVÉRSIAS?


quarta-feira, 16 de abril de 2014

Nota de Falecimento

Resolução de Disputas:





É com pesar que recebemos a notícia do repentino falecimento
de um grande líder da PAZ e do BEM.


Os 2 meses que tivemos entre conhecimento e convivência
foram suficientes para eu ter certeza que havia feito mais um amigo.


Nossos sinceros sentimentos aos familiares.


SELEM NELSON BUSSAB




























Selem Nelson Bussab nos deixou sua mensagem no site da Associação Brasileira do Empresário Cristão,
www.empresariocristao.org





“As pessoas estão convidadas a conhecer todo o nosso trabalho e
participar ativamente: católicos, cristãos de outras denominações e aqueles que
acreditam no diálogo inter-religioso. Somente é necessário que comunguem dos
mesmos valores”.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Falando de Conflitos !

Assim como tantos outros, o propósito deste blog é a publicação da visão de seus seguidores em relação ao tema - que ainda necessita maior divulgação - denominado MASCs - Meios Alternativos de Solução de Conflitos e também chamado de Resolução de Disputas.
A intenção é dar maior visibilidade ao tema, uma vez que é um recurso poderoso na proposta da transformação da sociedade em busca da pacificação social.
Pedimos a todos participantes que em suas postagens considerem os princípios fundamentais da ética, moral, bons costumes, imparcialidade, neutralidade, entre outros, para que o blog possa contribuir e divulgar os benefícios advindos do uso deste recurso, extensível a toda a sociedade. Sejam bem vindos.